4 segredos de varejistas de sucesso para lucrar com gestão de estoque

Fazer uma gestão eficiente do estoque é uma tarefa importante para o sucesso da loja. O correto controle dos produtos fornece a base necessária para tomar decisões capazes de manter o estoque do comércio em um nível adequado à demanda. Para melhorar o gerenciamento, você também deve considerar o elemento “tempo” — evitando assim a depreciação dos materiais.

Neste post, selecionamos 4 excelentes estratégias para fazer uma gestão eficiente do estoque e, com isso, fortalecer vendas e o caixa da sua loja.

1. Aumente a frequência das compras

Prefira reposições de produtos à medida que os vende. Combine uma condição de entregas menores e mais frequentes com seus fornecedores. Desta forma seu investimento em estoque reduz, e também o risco de “encalhar” produtos. Mais dinheiro em caixa significa maior capacidade para comprar os produtos certos e com melhores preços.

Continue lendo após este banner

iwert sistema de gestão de lojas

iwert sistema de gestão de lojas

Porém, isso só funciona se o sistema de gestão de sua loja for eficiente para informar os produtos com estoque em nível de reposição, e se for ágil no processo de recebimento físico e fiscal das mercadorias. Será necessário reportar essas movimentações ao FISCO, portanto, o sistema de gestão deve atender ao SPED e a outras obrigações contábeis e fiscais.

2. Fortaleça o mix de produtos com maior giro

Livre-se dos produtos que não vendem com rapidez e aumente seu portfólio que tem giro. O giro de estoque é uma informação que o sistema de gestão precisa fornecer, com base em uma média entre as compras e vendas de sua loja, demonstrando quanto tempo leva para os produtos serem vendidos.

3. Pratique o desapego, quem manda é o cliente

É normal que os empresários e compradores optem por comprar peças que satisfaçam seus gostos pessoais, mas é fundamental medir para verificar se está funcionando. Caso não esteja, livre-se destes produtos. Analise o giro de estoque e elimine definitivamente produtos com baixa frequência de vendas do seu portfólio.

4. Reduzir o mix de produtos é um forte aliado do caixa

Está precisando fortalecer o caixa de sua loja? Retire produtos do portfólio e, claro, escolha os que estiverem com menor giro de estoque. Mais dinheiro no caixa lhe dá melhores condições de negociação, o que vai aumentar sua margem de lucro. Isso também reduz a necessidade de custos financeiros de antecipação ou empréstimos.

Essas foram as nossas dicas para a gestão de estoque da sua loja. E quais estratégias você tem aplicado para lucrar mais com a gestão do estoque? Conte conosco para ajudar na gestão de sua loja.