5 grandes erros cometidos na gestão de varejo

Quem é dono de loja ou comércio conhece bem as dificuldades de planejamento e gestão no varejo, tendo que pensar em tudo para evitar erros que reduzam o lucro no fim do mês.

Não são tarefas fáceis para apenas uma pessoa, mesmo que conte com a ajuda do gerente ou funcionário de confiança. Porém, existem erros que você não deve cometer de jeito nenhum, pois eles podem ser fatais para o seu negócio.

Quer saber quais são eles? Então confira esses 5 erros mais comuns na gestão do varejo para você aprender e não errar mais:

iwert sistema de gestão de lojas

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1. Deixar o atendimento ao cliente em segundo plano

O primeiro tópico, obviamente, precisa ter relação com o cliente. Oferecer uma boa experiência de compra e investir em manter esse relacionamento deve ser uma prioridade para todo gestor que atua no varejo.

Para isso, a saída é ouvir o consumidor, atendê-lo bem, conhecer as demandas dele e oferecer suporte impecável.

O cliente precisa sentir que a sua loja se importa com ele, seja enviando uma mensagem de aniversário ou oferecendo sugestões de compra personalizadas de acordo com o gosto dele, baseado-se em experiências anteriores.

2. Ignorar o uso de tecnologias e softwares de gestão

A tecnologia e os softwares de gestão de varejo já fazem parte da rotina de muitos comércios. Muitos donos de loja, porém, não utilizam todas as ferramentas disponíveis.

Frequentemente, isso acontece por falta de conhecimento ou pela ausência do suporte da empresa contratada para fornecer a solução. Para evitar isso, busque parceiros confiáveis, especialistas e que tenham como meta oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes.

Para finalizar, ressaltamos que o uso apenas de processos manuais aumenta consideravelmente as chances de perdas, erros e falhas. A aplicação de softwares, por outro lado, ajuda na tomada de decisões estratégicas com base em dados reais.

3. Esperar bons resultados sem investir na equipe de vendas

Para ter resultados melhores, a sua equipe de vendedores precisa estar engajada e motivada. O dono de loja consegue garantir isso ao medir o desempenho de cada funcionário.

Com base nessas informações, você será capaz de oferecer treinamentos e prêmios, além de promover ações que motivem seus vendedores a trabalharem mais e melhor.

4. Estabelecer metas inalcançáveis

As metas fazem parte da rotina de todo negócio de sucesso e não poderia ser diferente com o varejo. Para garantir o crescimento e a prosperidade das suas lojas, estabeleça objetivos realistas e acompanhe os resultados obtidos.

Esses propósitos não devem se restringir apenas ao número de vendas concretizadas, mas também podem ser incluídos parâmetros como índice de satisfação do cliente, aumento do ticket médio, entre outros.

5. Perder o controle do estoque na loja

O controle de estoque é uma demanda frequente de praticamente todo empresário varejista. No entanto, poucos conseguem utilizá-lo com eficiência. Para acabar com esse problema, busque soluções modernas e simples de operar.

Com um bom controle automatizado, seu negócio conseguirá economizar tempo dos vendedores, diminuir as perdas, programar as reposições corretamente, evitar superlotação, manter um histórico de fluxo de vendas e muito mais.

Portanto, aposte na tecnologia e na automatização para melhorar a gestão de varejo e alavancar seus resultados!

E aí, tem um ou mais erros desses que a sua empresa também comete? Conte conosco para ajudar na gestão de sua loja.