As 4 tecnologias em destaque para o varejo em 2017

Os consumidores estão mais exigentes e os donos de lojas perceberam a mudança. Não somente com relação aos preços, mas também com o atendimento, o serviço prestado, as formas de pagamento e a personalização de cada venda.

Você, varejista, tem conseguido administrar essas percepções dos clientes? Não é fácil, certo? E não é mesmo, mas a tecnologia está disponível para ajudar nesta tarefa.

Confira 4 tecnologias em destaque para o varejo que contribuem na gestão da sua loja, melhoram o atendimento e identificam oportunidades de negócio.

iwert sistema de gestão de lojas

iwert sistema de gestão de lojas

Sistema de gestão é a alma da sua loja

O primeiro passo é você acertar em cheio na escolha de um sistema de loja e varejo. Ele é a base da sua organização. Deve atender às suas necessidades e estar preparado para o crescimento da empresa.

O sistema de varejo online é responsável por:

  • Controlar o estoque
  • Administrar as vendas
  • Emitir nota fiscal e cupom fiscal
  • Fazer a gestão de contas a pagar e receber
  • Acompanhar as conciliações bancárias
  • Organizar o fluxo de caixa
  • Mostrar o desempenho de vendas

Se sua loja não tem um software de gestão, procure urgentemente um. Se tem, mas não lhe atende como deveria, é hora de trocar. Se tiver dúvidas, baixe a planilha gratuita de funcionalidades, com uma lista completa dos principais recursos que um sistema de loja deve atender. Converse com os fornecedores, anote e, ao final, compare e escolha.

 

Análise do fluxo das pessoas na sua loja via mapa térmico

Qual corredor da sua loja vende mais? Os produtos na sua vitrine estão bem apresentados e atraem a atenção de quem passa por ela? Ter respostas a essas e outras perguntas sobre a análise do fluxo das pessoas pode facilitar a tomada de decisões e, assim, aumentar as vendas.

Empresas se especializam constantemente no serviço de mostrar aos donos de lojas quanto tempo e de que forma os clientes estão comprando. É possível mapear os percursos dos consumidores e identificar as melhores alternativas para encurtar o caminho até as vendas, aumentando a retenção e frequência.

Uma tecnologia usada para isso são as câmeras com sensores térmicos. Elas monitoram, por exemplo, quanto tempo os clientes ficam na frente de determinados corredores. É possível até verificar se existe algum tipo de dificuldade na leitura dos rótulos dos produtos.

Guie o seu cliente pela loja com os beacons

Você já ouviu falar dos beacons? O beacon é praticamente um GPS indoor que localiza um produto dentro da loja e envia a informação precisa até o cliente. Ele é muito usado em grandes lojas de departamentos, mas também pelas pequenas.

Com o beacon, dispositivo que funciona por meio de sinais via bluetooth, é possível enviar ofertas personalizadas e informações sobre determinado produto, despertando no cliente muito mais atenção e reduzindo o tempo até uma compra.

Para usar o beacon, basta o cliente estar com o bluetooth ativado e o app instalado.

 

Não se esqueça do site ou da loja online

Ter um canal de vendas online ou mesmo um site para mostrar os seus produtos é fator decisivo para atrair o cliente para sua loja. O que se tem visto é que o e-commerce ajuda a loja física, e esta ajuda o e-commerce.

Antes de mais nada, porém, é preciso planejamento. A loja virtual não é a salvação caso seu estabelecimento não esteja indo bem. O e-commerce ou mesmo um site não tem esse poder.

Se a opção for ter uma loja online, é importante saber que ela exige equipe, investimento, marketing, logística e segurança, entre outras necessidades.

Ela deve estar alinhada com seu negócio físico, pois o cliente não faz mais a distinção entre on e off. Ele apenas está em todas as plataformas, e sua loja continuará sendo um dos canais de vendas.

 

Tecnologia no varejo ajuda a decidir os vencedores neste mercado competitivo

Se você tem uma loja ou varejo já percebeu que a tecnologia deixou de ser um sonho para se tornar uma forte aliada da sua loja, caso deseje superar os competidores. É preciso se reinventar e buscar inovações para reter os clientes e aumentar as vendas.

Você consegue visualizar algumas dessas tecnologias na sua loja? Conte com a gente para ajudar na gestão da sua loja.

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo

Acerte na escolha do Software!

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo
Fizemos um mapa das funcionalidades ideais para o sistema da sua loja. Use para planejar, fazer orçamentos e escolher a melhor solução. Informe seu e-mail abaixo e baixe gratuitamente.