As 4 tecnologias em destaque para o varejo em 2017

Os consumidores estão mais exigentes e os donos de lojas perceberam a mudança. Não somente com relação aos preços, mas também com o atendimento, o serviço prestado, as formas de pagamento e a personalização de cada venda.
Você, varejista, tem conseguido administrar essas percepções dos clientes? Não é fácil, certo? E não é mesmo, mas a tecnologia está disponível para ajudar nesta tarefa.
Confira 4 tecnologias em destaque para o varejo que contribuem na gestão da sua loja, melhoram o atendimento e identificam oportunidades de negócio.
Sistema de gestão é a alma da sua loja
O primeiro passo é você acertar em cheio na escolha de um sistema de loja e varejo. Ele é a base da sua organização. Deve atender às suas necessidades e estar preparado para o crescimento da empresa.
O sistema de varejo online é responsável por:
- Controlar o estoque
- Administrar as vendas
- Emitir nota fiscal e cupom fiscal
- Fazer a gestão de contas a pagar e receber
- Acompanhar as conciliações bancárias
- Organizar o fluxo de caixa
- Mostrar o desempenho de vendas
Se sua loja não tem um software de gestão, procure urgentemente um. Se tem, mas não lhe atende como deveria, é hora de trocar. Se tiver dúvidas, baixe a planilha gratuita de funcionalidades, com uma lista completa dos principais recursos que um sistema de loja deve atender. Converse com os fornecedores, anote e, ao final, compare e escolha.
Análise do fluxo das pessoas na sua loja via mapa térmico
Qual corredor da sua loja vende mais? Os produtos na sua vitrine estão bem apresentados e atraem a atenção de quem passa por ela? Ter respostas a essas e outras perguntas sobre a análise do fluxo das pessoas pode facilitar a tomada de decisões e, assim, aumentar as vendas.
Empresas se especializam constantemente no serviço de mostrar aos donos de lojas quanto tempo e de que forma os clientes estão comprando. É possível mapear os percursos dos consumidores e identificar as melhores alternativas para encurtar o caminho até as vendas, aumentando a retenção e frequência.
Uma tecnologia usada para isso são as câmeras com sensores térmicos. Elas monitoram, por exemplo, quanto tempo os clientes ficam na frente de determinados corredores. É possível até verificar se existe algum tipo de dificuldade na leitura dos rótulos dos produtos.
Guie o seu cliente pela loja com os beacons
Você já ouviu falar dos beacons? O beacon é praticamente um GPS indoor que localiza um produto dentro da loja e envia a informação precisa até o cliente. Ele é muito usado em grandes lojas de departamentos, mas também pelas pequenas.
Com o beacon, dispositivo que funciona por meio de sinais via bluetooth, é possível enviar ofertas personalizadas e informações sobre determinado produto, despertando no cliente muito mais atenção e reduzindo o tempo até uma compra.
Para usar o beacon, basta o cliente estar com o bluetooth ativado e o app instalado.
Não se esqueça do site ou da loja online
Ter um canal de vendas online ou mesmo um site para mostrar os seus produtos é fator decisivo para atrair o cliente para sua loja. O que se tem visto é que o e-commerce ajuda a loja física, e esta ajuda o e-commerce.
Antes de mais nada, porém, é preciso planejamento. A loja virtual não é a salvação caso seu estabelecimento não esteja indo bem. O e-commerce ou mesmo um site não tem esse poder.
Se a opção for ter uma loja online, é importante saber que ela exige equipe, investimento, marketing, logística e segurança, entre outras necessidades.
Ela deve estar alinhada com seu negócio físico, pois o cliente não faz mais a distinção entre on e off. Ele apenas está em todas as plataformas, e sua loja continuará sendo um dos canais de vendas.
Tecnologia no varejo ajuda a decidir os vencedores neste mercado competitivo
Se você tem uma loja ou varejo já percebeu que a tecnologia deixou de ser um sonho para se tornar uma forte aliada da sua loja, caso deseje superar os competidores. É preciso se reinventar e buscar inovações para reter os clientes e aumentar as vendas.
Você consegue visualizar algumas dessas tecnologias na sua loja? Conte com a gente para ajudar na gestão da sua loja.