Como escolher um sistema de gestão de varejo multilojas?

No setor de varejo, um dos desenvolvimentos mais naturais do negócio é a abertura de novas lojas em diferentes pontos. Algumas redes se espalham por uma cidade, enquanto outras vão para todo o país ou para o mundo. Independentemente do seu caso, é importante escolher um sistema de gestão multilojas que garanta total controle sobre toda a rede.

Essa decisão, porém, não é fácil, pois há muitas opções disponíveis no mercado. Entretanto, existem alguns aspectos e funcionalidades que devem ser considerados antes de contratar o software de gestão para lojas.

iwert sistema de gestão de lojas

iwert sistema de gestão de lojas

5 pontos importantes que você deve observar ao adotar um sistema de gestão multilojas:

1. Controle de estoque eficiente

Administrar uma rede de varejo significa controlar múltiplos estoques, com fluxos diferentes e agendas de reposição individuais. Se não for possível lidar com cada um deles individualmente — e de forma eficiente —, não haverá uma boa administração em nenhuma das lojas. Possuir um software que permita controlar o estoque de múltiplas lojas é fundamental para a melhor gestão do seu negócio.

2. Análise individual sobre lojas e produtos

Além de separar e controlar cada estoque, também é importante que o gestor possa acompanhar o desempenho de cada produto de forma individual. Por exemplo, se algumas lojas possuem maior demanda de um tipo de mercadoria, uma análise feita pelo software pode informar quais produtos devem ser renovados com uma frequência maior.

Assim, adotar um sistema de gestão multilojas que ofereça esses detalhes pode ser a diferença entre aumentar consideravelmente a lucratividade de cada ponto de vendas ou contar apenas com a sorte para que cada loja seja bem-sucedida.

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo

Acerte na escolha do Software!

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo
Fizemos um mapa das funcionalidades ideais para o sistema da sua loja. Use para planejar, fazer orçamentos e escolher a melhor solução. Informe seu e-mail abaixo e baixe gratuitamente.

3. Melhor controle do fluxo de caixa

Outra funcionalidade básica nesse tipo de software é o controle do fluxo de caixa. Trata-se de acompanhar e medir como o dinheiro flui dentro da empresa, a partir da compra e venda de produtos, contas a pagar e receber, bem como economias e lucros.

Empresários que administram redes de lojas, por exemplo, necessitam de informações em tempo real de todas as unidades. O fluxo de caixa, por ser um dos indicadores mais essenciais, demanda avaliação constante para a tomada de decisões rápidas e estratégicas.

Sendo assim, sistemas de gestão no qual o fluxo de caixa de todas as unidades possa ser acompanhado em tempo real, possibilitam que ações rápidas sejam tomadas. Isso evita, por exemplo, que a necessidade de compras urgentes, flexibilização de crédito ou promoções rápidas de uma loja interfiram negativamente na saúde financeira de todas as lojas no médio ou longo prazo.

4. Acompanhamento fiscal completo e confiável

Por falar em legalidade, ao escolher um sistema de gestão multilojas, é importante que ele ofereça cobertura completa para funcionar de acordo com a lei de diferentes estados e municípios. Uma visão fiscal mais ampla evita que cada loja cometa algum deslize. Como cada jurisdição costuma ter diferenças em termos de fiscalização, leis e tributos, é importante que essas variações constem em seu sistema.

5. O sistema precisa ser fácil de usar

Além de funcionalidades e recursos, um bom software de gestão de varejo quase sempre é mais prático e fácil de utilizar. Contratar um sistema de difícil implantação e que não ofereça o suporte adequado causa mais prejuízo do que lucro. Especialmente quando há novos funcionários e gerentes para treinar. Se o tempo de aprendizado for muito longo, é pouco provável que valha a pena todo o esforço.

Agora que você já tem alguns parâmetros para escolher um sistema de gestão multilojas, é hora de começar a aplicar essa ferramenta em seus negócios.

Conte com o Sistema Maestro ERP para ajudar na gestão de sua rede lojas ou franquias.

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo

Acerte na escolha do Software!

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo
Fizemos um mapa das funcionalidades ideais para o sistema da sua loja. Use para planejar, fazer orçamentos e escolher a melhor solução. Informe seu e-mail abaixo e baixe gratuitamente.