Dicas valiosas para comprar certo e vender mais no varejo de moda

Uma grande preocupação para os varejistas de moda é o estoque parado. Indício de prejuízo financeiro para o comércio, o baixo giro de estoque prejudica fortemente os negócios, encalha coleções e afeta o caixa.

Veja abaixo dicas valiosas para aplicar em sua loja e aumentar vendas de coleções:

Comprar da forma correta

Atenção às ofertas mirabolantes dos fornecedores. Programe-se para comprar novas peças de acordo com as reais necessidades da loja. Para isso, utilize cálculos e estatísticas de vendas adquiridos ao longo do tempo.

Seu sistema de gestão para varejo deve estar preparado para isso, pois ele é a melhor fonte de consulta aos dados de sua loja para fazer novos pedidos. O cálculo de reposição do estoque e todo o inventário devidamente catalogado são informações importantes para avaliar nesse momento.

Estimular a compra por impulso com promoções

Lojistas sabem o quanto as promoções podem ajudar a alavancar vendas. Principalmente em épocas de crise, ou quando se compra mais do que o necessário e, assim, o estoque fica parado. Mas o problema é que se perde parte do lucro nessas vendas.

Por isso é importante escolher a forma de promoção que mais faz sentido para sua loja e os produtos corretos para ofertar. Essa informação pode ser obtida no histórico dos produtos, no sistema de gestão da sua loja.

Melhores modelos de promoções para o setor de varejo de moda:

iwert sistema de gestão de lojas

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Promoções casadas para vender melhor

Oferecer brindes na compra de um produto de valor mais elevado causa no cliente a sensação de ganho/recompensa imediata e isso o deixa suscetível a participar da promoção por impulso.

Esse tipo de promoção pode funcionar, por exemplo, oferecendo uma camiseta como brinde para quem comprar um casaco. Parece óbvio, mas ajuda!

Desconto progressivo para vender mais

Oferecer descontos maiores para clientes que compram mais produtos é uma ótima forma de estimular a compra por impulso, pois quem está comprando verá a oferta como uma vantagem econômica e, assim, irá aproveitar para realizar mais compras de uma vez.

Um exemplo desse tipo de promoção é ofertar 20% de desconto na compra de uma camiseta para quem já levou uma calça e assim, sucessivamente, para novas peças, até quando o lojista considerar lucrativo.

Hora de aplicar na prática!

É possível alavancar as vendas com compras mais assertivas a partir do registro do histórico de suas vendas, ou com a posição atual do estoque, para identificar as peças que não estão sendo vendidas em quantidade suficiente.

Este é o sinal de que uma promoção deve ser realizada, antes que se perca o prazo da peça. Inclusive, há formas mais lucrativas de se fazer uma promoção. Mas para ter acesso a essas informações e gerir corretamente as compras, o estoque e até as promoções, é fundamental que o sistema de gestão de sua loja atenda aos requisitos mencionados.

O seu software de gestão para loja está preparado para essa estratégia? Conte com o Sistema Maestro ERP para a gestão de sua loja.