Guia: Estratégia para Aumentar Vendas no Varejo com Sistema de Gestão

Administrar uma ou mais lojas é um grande desafio, e todo gerente ou proprietário no varejo convive com uma pergunta constante:

  • Como aumentar as vendas?

Existem diversas ações promocionais que empresários adotam para alcançar as metas desejadas e movimentar suas vendas. Entretanto, a execução dessas práticas acaba por não apresentar resultados diferentes, e aí começam as dúvidas:

  • O que posso fazer para me diferenciar e vender mais?
  • Onde posso buscar mais informações para minha loja?
  • Como fazer ações promocionais que gerem mais vendas?

A resposta é: utilize os milhares de dados armazenados no seu sistema de gestão de varejo.

Além de otimizar o fechamento de uma possível venda, essas informações permitem a execução de ações inovadoras, que promovem uma aproximação com o cliente, gerando mais empatia, relacionamento e, claro, venda!

Veja como usar essas informações a seu favor em nosso guia de estratégias inteligentes para aumentar as vendas com sistema de gestão para lojas:

Armazene e utilize o e-mail do cliente

Solicite o e-mail do cliente, e para evitar resistência, crie alguma promoção em troca desta informação.

O e-mail é uma ótima ferramenta para vender, sendo que 64% dos usuários ativos da internet no Brasil utilizam ao menos uma conta de e-mail regularmente. (Portal Avellar e Duarte, 2015)

O aniversário do cliente está chegando? Cheque esse tipo de informação no sistema de gestão de varejo e utilize isso como uma vantagem para o seu negócio. Lembre-se de parabenizá-lo e ofereça também um desconto especial pelo aniversário! Ele não se esquecerá desse gesto atencioso de sua loja e as chances de ele voltar a comprar com você irão aumentar.

Você também pode enviar periodicamente campanhas de e-mail para:

  • Divulgar promoções especiais para sua base de contatos (Ex.: aniversário da loja, Black Friday, queima de estoque, entre outras);
  • Enviar mensagem de agradecimento após a compra;
  • Divulgar campanhas de cross-selling e up-selling para estimular a compra de produtos ou serviços complementares ou superiores. Ex.: tênis + meias, ou ainda, um tênis de corrida com alta tecnologia para evitar impacto no corpo, para quem já comprou um tênis para corridas leves;
  • Enviar convites para eventos de lançamento de produtos, inauguração de uma nova filial da loja, entre outros.

Venda pelo Whatsapp com base nas compras do cliente

Solicite o telefone para campanhas via Whatsapp. Utilize este canal para clientes com maior afinidade, e se não houver interação anote no cadastro do cliente para não realizar esta ação.

Ofereça produtos com alto potencial de compra para este cliente, analisando seu histórico de compras. Recebeu mercadoria nova? Analise quem comprou e compraria novamente, seja porque o produto deve ter terminado ou porque tem um motivo para adquirir um novo modelo.

Utilize o Facebook da forma correta

O Facebook é uma mídia social presente no cotidiano de 102 milhões de brasileiros (Facebook para empresas, 2016). Destes, 99% afirmam ler publicações de marcas e 68% utilizam também para conhecer novos produtos, logo, é uma ótima forma de divulgar ofertas para seus clientes. Mas como utilizá-lo de maneira eficaz?

Você pode usar a lista de e-mails que captou dos clientes para criar um público no Facebook e impulsionar postagens com conteúdo promocional para esse público. Eles irão receber anúncios de sua loja entre as demais publicações.

Importante: impulsionar significa “pagar” para o Facebook, não desperdice este canal de vendas esperando que o alcance “orgânico (não pago)” funcione.

Aumente o giro de estoque

O excesso de estoque é o maior vilão do varejo. Significa dinheiro parado, e pode representar perdas financeiras e produtos encalhados.

No sistema para gestão de sua loja é possível extrair relatórios de venda e verificar qual produto está com um giro de estoque maior. Isso indica o produto que vende mais rápido. Aposte nestes itens, aumente seu portfólio nessas categorias ou marcas. Pratique o desapego retirando os produtos com menor giro, ou seja, que vendem pouco.

Se o seu giro de estoque aumentar como um todo, suas vendas também aumentarão.

Reposição de estoque na quantidade ideal

Quanto devo comprar? Faça uma média de vendas de períodos anteriores e decida a compra de forma inteligente. Não se empolgue com descontos de fornecedores por volume. Venda o que o cliente quer comprar, e não o que o fornecedor deseja vender. Há sistemas de gestão que ajudam neste cálculo de forma automática.

Aprenda a sazonalidade e ofereça os produtos corretos

Quais produtos vendem mais em qual época? Aprenda com estas informações e adquira os produtos corretos em cada época do ano.

Promoção funciona? Descubra se é lucrativo

Trabalhe com um período de fortes promoções e depois extraia dados para entender a lucratividade da loja. Toda empresa tem custos fixos, e é preciso entender se o aumento de vendas resulta em margem suficiente para bancar os custos fixos, custos dos produtos vendidos e entregar um lucro adequado.

Em resumo, vender mais não significa lucrar mais. Analise as vendas e receitas de períodos com e sem promoção e tome a decisão de qual é o nível de promoções saudáveis para seu negócio.

O que é mais rentável?

Além de utilizar o giro de estoque para analisar os produtos com maior potencial, analise as categorias de produto pela margem obtida. Considere as vendas – compras – estoque obsoleto ou perdido.

Analise por: categoria de produto, fornecedor, por loja (quando tiver mais de uma), mês, dia da semana e do mês.

Assim, tome decisões a fim de fortalecer os grupos com maior lucratividade. Por exemplo, se algum período tem maior margem, invista em publicidade nestes dias, pois é quando os clientes estão mais dispostos a gastar. Se um fornecedor é mais lucrativo, exponha melhor os produtos dele.

Produtos relacionados

O produto X costuma ser vendido junto com o produto Y. Então ofereça aos seus clientes para aumentar ainda mais as vendas casadas. Meia e sapato são exemplos clássicos, óbvios. Mas será que existem outros produtos com potencial? Analise os relatórios de vendas em seu sistema de gestão para varejo e descubra as relações.

Quais produtos colocar em promoção?

É comum as promoções oferecerem produtos com baixa venda (menor giro de estoque), ou que ficaram obsoletos. Será que é a estratégia correta? Pode funcionar para se livrar do estoque e liberar caixa, mas não é a melhor estratégia para se tornar uma loja referência.

Já pensou no oposto? Oferecer os produtos que mais vendem com desconto, e assim vender outros produtos casados e ainda fortalecer sua marca.

Descubra no seu sistema de gestão para loja quais são os melhores produtos para se colocar em oferta:

  • Promoções para se livrar de estoque: baixo giro
  • Promoções para vender mais: alto giro

Multiplique seus melhores vendedores

Quais são os vendedores campeões de venda? Extraia este dado do seu sistema de gestão para varejo e analise como eles trabalham. Crie uma lista dos diferenciais deles, como: abordagem, postura e até mesmo o conhecimento sobre os produtos. Depois elabore um repasse de conhecimento para os demais vendedores.

São milhares de dados, analise e encontre outras formas para aumentar suas vendas

Quanto melhor for seu sistema de gestão comercial, mais fácil será extrair estas informações inteligentes e elaborar estratégias eficazes para aumentar suas vendas!

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