O poder da informação do consumidor para aumentar as vendas no varejo

A tecnologia é uma das principais aliadas de empreendedores estratégicos e que buscam destaque no mercado — sobretudo quando falamos do ramo de varejo. Hoje, podemos contar com valiosas ferramentas capazes de compreender questões que envolvem desde o novo perfil do consumidor até técnicas de como aumentar as vendas.

Mas você sabe como isso está relacionado com a análise de dados? Essa é a dúvida de grande parte dos empresários que ainda não utiliza um bom software para a gestão de negócios. Pensando nisso, preparamos um post com as principais dicas sobre como aumentar as vendas usando dados de clientes. Acompanhe e entenda melhor!

iwert sistema de gestão de lojas

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Aproveite as datas comemorativas

Quem não quer ganhar algo especial na data do aniversário? Partindo dessa premissa, surge a nossa primeira dica sobre o uso dos dados de clientes. Quando for vender um produto, é importante coletar informações relevantes, como a data de aniversário do consumidor, mas sem abrir mão de uma abordagem bem natural.

A dica é passar um formulário padronizado para todos os vendedores, de modo a perguntar somente o necessário. Isso pode ser feito até mesmo no momento de finalização da compra. Assim, o gestor da loja pode utilizar essas informações para compreender o perfil do seu público e desenhar estratégias — como promoções para as datas comemorativas, aniversários ou feriados.

Destacamos que os benefícios dessa prática são surpreendentes. Segundo números apurados pela revista Forbes, vendas baseadas em dados podem otimizar as operações do negócio em até 20% (estatística bem interessante para quem busca destaque no mercado).

Crie ofertas na sua loja com base nas últimas compras

Seja a loja online ou física, é importante que a equipe de gestão faça um planejamento das últimas compras dos clientes. Tudo pode ser armazenado em um software específico, que alinha os melhores produtos a serem ofertados com tais dados. Esses sistemas são mais conhecidos como ERPs (Enterprise Resource Planning – ERP).

Por exemplo, se um consumidor sempre compra camisas de manga longa e calças jeans, por que não enviar mensagens para ele quando o produto estiver em oferta na loja? O mesmo também pode ser feito para coleções novas. Esse bom uso da tecnologia, realmente, é uma prática recomendada se você busca técnicas sobre como aumentar as vendas no varejo.

Use estratégias de marketing digital no seu comércio

O e-mail marketing atual é uma tendência extremamente positiva para os negócios, entretanto, é importante que essa estratégia seja desenvolvida em conjunto com as informações dos clientes. Imagine um consumidor jovem e que busca sempre óculos modernos — de nada adianta enviar um e-mail com ofertas de coleções passadas.

Portanto, é importante coletar dados como idade e frequência de compra. Com base nisso, os gestores podem elaborar uma boa estratégia de marketing digital, possibilitando uma abordagem mais direta e eficaz.

Ações simples e personalidades 1:1 são mais efetivas, é claro, mas mais trabalhosas também. Use-as conforme sua capacidade e conhecimento, e aprimore com base nos resultados alcançados. O importante é começar.

E lembre-se que um sistema de gestão de lojas inteligente fará toda diferença nesse tipo de estratégia. Conheça o Maestro ERP e saiba por que ele é a opção de centenas de lojistas em todo Brasil.

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