O que é indispensável para a gestão de estoque eficiente em lojas

O controle de estoque está interligado com outros processos do varejo, como pedidos, vendas, contas a pagar e a receber. Isso é importante porque a saúde financeira da loja ou comércio depende, essencialmente, do bom funcionamento do fluxo de caixa, que precisa estar em sintonia com a quantidade de entradas e saídas dos produtos.

Por essa razão, administrar esses processos isoladamente não é uma boa ideia. Se isso acontecer, surgirão impactos negativos como queda na produtividade da equipe, aumento do retrabalho, excesso de mercadoria em estoque e falta de produtos de grande rotatividade.

Felizmente, a tecnologia contribui de forma decisiva para melhorar a gestão das lojas. Muitas organizações conseguem melhores resultados com ajuda de ERP’s para varejo, que integram os dados e processos em um único sistema. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é um ERP?

Enterprise Resource Planning (em português, Planejamento dos Recursos da Empresa) é um software de gestão empresarial que organiza a dinâmica das informações economizando tempo e dinheiro.

Possuir um sistema integrado capaz de apontar dados registrados de uma determinada área permite ao gestor da loja uma visão mais abrangente do estoque e do negócio, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo

Acerte na escolha do Software!

Lista de Funcionalidades Sistema de Gestão de Varejo
Fizemos um mapa das funcionalidades ideais para o sistema da sua loja. Use para planejar, fazer orçamentos e escolher a melhor solução. Informe seu e-mail abaixo e baixe gratuitamente.

Como um sistema de gestão de lojas eficiente faz a diferença?

A automação dos processos permite você gerenciar o controle de estoque de forma prática e eficiente, garantindo benefícios como:

Melhor organização para fazer novos pedidos

A opção “Controle de reposição” emite um alerta sempre que um determinado produto atinge a quantidade mínima. Sendo assim, não precisa se preocupar com a falta de mercadoria. Mesmo que você se esqueça de verificar o estoque de um item, o sistema avisa com antecedência sempre que for necessário renovar o pedido para a sua loja.

Redução de perdas e desvios

Um estoque organizado garante a redução de perdas e desvios por meio da utilização de recursos, como inventário flexível e rotativo, que permite uma conferência constante do estoque de forma rápida. A agilidade é um diferencial, principalmente para quem trabalha com itens da moda e precisa respeitar a sazonalidade dos produtos.

Maior poder de negociação

Ter informações concisas e confiáveis facilita a negociação frente aos fornecedores da sua loja. Você pode fazer uma compra maior de peças para o inverno com condições de pagamento a longo prazo, por exemplo. Uma das vantagens é ganhar descontos mais significativos.

Relatórios precisos e eficientes

Os relatórios que apresentam o fluxo do estoque automatizado são bastante precisos. Portanto, permitem criar com antecedência estratégias comerciais para que os produtos parados nas lojas possam ser vendidos. Assim, você tem como saber o momento certo de fazer uma promoção no comércio, por exemplo.

Aumento da produtividade

A loja ganha muito em termos de produtividade e eficiência operacional ao usar um ERP. Isso ocorre porque todas as operações são integradas e o acesso às informações é facilitado. Assim, sempre que é dada a entrada de uma nova nota fiscal, o estoque é automaticamente atualizado. Em seguida, é gerada uma conta a pagar.

Agora que você percebeu a importância de buscar soluções inovadoras para gerir o controle de estoque de lojas, não faz mais sentido realizar a conferência manualmente, não é verdade? Leve em consideração que sempre que seus vendedores se ausentam para fazer uma contagem, o atendimento fica prejudicado. Pense nisso!

E na sua empresa, o controle de estoque é feito de forma manual ou otimizada? Conheça o Maestro ERP e conte conosco para ajudar na gestão de sua loja.