Os erros que podem comprometer o sucesso da sua ótica

A crise tem destacado as dificuldades que o setor de varejo de óticas está enfrentando – em 2015, queda de 12% no faturamento, segundo a Associação Brasileira da Indústria Ótica (Abióptica).

Primeiramente, os empresários pecam no planejamento. Depois, ao não informatizarem as lojas, pela ausência do controle de estoque dos produtos e pelo descuido com as informações de pacientes/clientes. Sem contar a desatenção com a parte financeira. Seu negócio tem um ou alguns desses problemas?

Continue lendo e veja como você pode superar esses desafios:

iwert sistema de gestão de lojas

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1- Antes de mais nada: planejamento no seu segmento de óticas

Pense em como você vai se posicionar no segmento de óticas para não ser engolido pelo apetite das grandes redes nacionais e internacionais, ou ainda, pelo agressivo mercado asiático. Tenha uma estratégia que contemple:

  • Análise de mercado: O que os seus clientes querem? O que os seus concorrentes oferecem? Pesquise e faça o plano de negócios!
  • Plano financeiro: Organize a parte financeira, projete despesas e receitas, margem de lucro.
  • Plano de marketing: Como você vai divulgar seus produtos e para quem? Faça um plano de médio e longo prazos.

 

2- Tenha um software de gestão para sua ótica

Alguns donos de ótica acreditam que não precisam de um sistema de gestão de óticas, ou que qualquer um resolve. O mercado ainda está bem atrás de outros segmentos quando o assunto é a informatização das lojas. E, quando tem, a falta de uso correto leva a erros que podem custar caro – até a falência.

Afinal, em que o sistema de gestão para óticas ajudaria?

 

Controle de estoque dos produtos e acessórios

Controlar o estoque é uma das tarefas mais importantes de uma ótica. Só que a maioria das lojas ainda não faz direito. Resultado? Perda de vendas, diminuição do faturamento e redução de clientes.

Você precisa ter a noção exata de:

  • Inventário: saber exatamente a quantidade de produtos.
  • Tecnologia: passar todos esses dados para um sistema eficiente.
  • Revisão: Seja rigoroso e controle regularmente o estoque.
  • Demanda: Verifique sempre os itens que são mais vendidos e organize-se.

 

Conheça seus clientes e se relacione com informações precisas

Não existe mais espaço para improviso, para amadorismo! Por ser um gestor de uma loja de óticas, você deve ter as informações precisas dos pacientes (clientes) no que diz respeito aos dados óticos das receitas.

Diversos sistemas de gestão fazem isso de forma prática, rápida e sem erro, com o objetivo de se antecipar ao cliente e oferecer um atendimento perfeito. Veja abaixo o que softwares do segmento disponibilizam:

  • Cadastro de DAV/PRÉ-VENDA com dados óticos;
  • Controle de ordem de serviço;
  • Cadastro de avisos para clientes com receitas óticas;
  • Integração da loja com o laboratório da loja;
  • Controle da ordem de serviço por status;
  • Envio de avisos de receitas óticas por SMS ou e-mail.
  • E-mail alertando do vencimento da receita e da necessidade de procurar um oftalmologista para uma nova verificação, atraindo o cliente até a loja e o fidelizando.

Confira abaixo como encontrar o melhor sistema de gestão para sua ótica?

 

Um controle financeiro confiável é vital

Informações financeiras corretas e eficazes podem salvar um negócio, principalmente em épocas de crise. Por isso, é preciso ter um ótimo controle financeiro, planejar reservas para imprevistos e compras de produtos.

Fique antenado especialmente em:

  • Capital de giro: Uma boa gestão permite cumprir com todas as operações da loja, proporcionando mais vendas, riqueza e mantendo o equilíbrio das contas.
  • Preço de venda: Você precisa analisar as informações corretamente para tomar decisões acertadas na hora de formação dos preços dos produtos.
  • Custos fixos e ponto de equilíbrio: Faça um levantamento de todas as despesas e saiba de cabeça o ponto de equilíbrio para saber quanto vender para pagá-las e ter lucro.

 

Conclusão

Se você deseja ter uma ótica de sucesso deve investir tempo e dinheiro para ter uma ótima gestão dos processos, estoque bem definido e controlado e um financeiro confiável. Tudo isso para se antecipar ao cliente, vender mais e conquistá-lo. E você, está preparado?

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