Qual é o modelo de comissão de vendedores ideal para sua loja

O setor de varejo é desafiador, tornando-se ainda mais difícil quando os vendedores não aplicam seu esforço máximo para aproveitar cada oportunidade de vendas.

Conforme divulgação da revista Exame (veja a reportagem aqui), exemplos reais de várias empresas do país comprovam que um vendedor comissionado tende a estar mais motivado que os demais no dia a dia, justamente pelo fato de sua remuneração estar diretamente ligada ao seu esforço para vender. Isso reflete diretamente nas vendas, como foi o caso da Wesco – empresa inovadora no ramo de higiene bucal, que teve um aumento de 30% após implementação do comissionamento aos vendedores.

Dito isso, se você ainda não planejou um sistema de comissão para os colaboradores da sua loja, é hora de começar a desenvolver essa tática para aumentar suas vendas!

Para lhe ajudar, trouxemos as formas de comissionamento mais eficazes para lojas:

Para esta forma de comissionamento, a variável se baseia no produto. Quando se trata de um item que proporciona uma margem de lucro maior, mais elevado será o percentual da comissão do colaborador.

Caso o produto ofereça uma margem de lucro pequena, igualmente será o percentual de comissão do colaborador para essa venda.

É importante que seu sistema de gestão para loja possua os recursos para realizar este cálculo de forma automática.

iwert sistema de gestão de lojas

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Percentual informado no vendedor ou no produto

Pagamento da comissão por faturamento ou por liquidação

No caso do pagamento por faturamento, o vendedor terá sua comissão ao realizar a venda.

Já o pagamento por liquidação se aplica em compras a prazo e boleto. Assim, o vendedor só recebe a comissão quando o pagamento é realizado (se for).

O ponto forte do pagamento por liquidação é que o vendedor tem maior consciência na hora da venda, porque estimula o cliente a realizar o pagamento à vista, o que favorece o recebimento da sua comissão e o caixa da loja.

Como um sistema de gestão para loja (ERP) pode ajudar

Ao escolher o modelo de comissionamento mais vantajoso para o seu comércio, é preciso habilitar esta função no sistema de gestão para loja. Assim, o próprio sistema realiza os cálculos e indica os valores a serem pagos para cada vendedor. O sistema de gestão para loja é fundamental para otimizar esse processo e garantir a transparência entre o varejista e os colaboradores.

Seu sistema para loja está preparado para aplicar modelos de comissão?

Oferecer comissão aos vendedores de sua loja é muito importante para motivá-los a se esforçar mais para vender. Existem dois modelos principais de comissionamento e um deles pode estimular o vendedor a realizar mais vendas à vista.

Ao aplicar um modelo efetivo de comissionamento em seu comércio, você só tem a ganhar. Para isso, é preciso que seu sistema de gestão para loja (ERP) possua as funcionalidades necessárias para lhe ajudar. Assim como o Sistema Maestro ERP, que atende aos dois modelos de comissionamento e realiza os cálculos de forma automática.

Conte conosco para ajudar na gestão da sua loja.